Cobertura Ajardinada


INSTALAÇÃO DA PRIMEIRA COBERTURA AJARDINADA 
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA


A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é pioneira na instalação da primeira cobertura ajardinada num Instituto de Ensino Superior. Esta é uma iniciativa que conta com o envolvimento do Centro de Biologia Ambiental (cba) da Faculdade de Ciências, e com o apoio da Galp, Neoturf espaços verdes e ZinCo. 

A instalação da cobertura está localizada na zona entre os edifícios C5 e C4 da Faculdade de Ciências, com uma área total de intervenção de 155,25m
2. A cobertura ajardinada instalada integra a categoria de coberturas ajardinadas extensivas e é ocupada por vários géneros de vegetação. 
A cobertura ajardinada, é um sistema que consiste na aplicação de solo e vegetação sobre uma camada impermeável, instalada na cobertura de edifícios. Segundo a Professora Cristina Branquinho, docente e investigadora do centro de biologia ambiental da Faculdade de Ciências, “este 
tipo de cobertura, combina vários benefícios nomeadamente, a regulação da temperatura interna dos edifícios, a protecção da cobertura dos edifícios, a retenção de 50% e 90% das precipitações de Inverno e Verão, respectivamente, a possibilidade de integrar espécies autóctones da flora Mediterrânica, o sequestro de carbono na biomassa vegetal, e a promoção da biodiversidade através da criação de habitats no espaço da cidade, o que atrairá animais como aves e insectos.” 
A Universidade de Lisboa acredita que o exemplo pioneiro da Faculdade de Ciências, na utilização de uma 
tecnologia inovador

a e com tantos benefícios ambientais e educativos, possa ser replicado por outras unidades ou instituições. 

Parceiros:
                   


Noticias relacionadas: 
“Telhados Vivos”, Maria Amélia Martins-Loução, in Jornal Público, 23 de janeiro de 2013


Comments