Painéis Fotovoltaicos




Designação 

A Universidade de Lisboa (UL) está a efetuar a ligação de quatro unidades de produção de eletricidade, a partir de painéis solares fotovoltaicos. Esta ação constitui a primeira fase de um projeto mais ambicioso que visa alcançar, até Outubro de 2013, mais de 2 MW de potência instalada em toda a Universidade, através da colocação de painéis fotovoltaicos nas coberturas das faculdades, parques de estacionamento e áreas de lazer. 



Breve descrição 

A Universidade de Lisboa, após efetuar o registo e a obtenção das licenças para a construção e exploração de centrais fotovoltaicas ao abrigo do Decreto-Lei nº. 34/2011, e mediante procedimento de consulta pública preparada pelos Serviços Partilhados da Universidade de Lisboa, assinou no dia 28 de Novembro de 2012 contrato com a Galp Power S.A, que se encontra a implementar a primeira fase do projeto, para a instalação de centrais de produção de energia renovável através da tecnologia fotovoltaica. 

Paineis Solares - Universidade de Lisboa

Nesta primeira fase foram instaladas quatro centrais de produção de energia elétrica, com 2.627 painéis fotovoltaicos, correspondendo a uma potência instalada de 644 kW e que cobrem uma área total de 8.495 m2 dos espaços da UL. 

Os painéis instalados nas coberturas dos edifícios da Faculdade de Ciências, Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação e Refeitório Um irão produzir aproximadamente 1.028 GWh por ano de energia renovável, evitando assim, a emissão de 12.106 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano. A excelente localização geográfica de alguns dos edifícios da UL (orientados a sul) e a existência de edifícios já projetados para este fim (edifício C1, C2 e C4 da Faculdade de Ciências) foram fatores decisivos para a existência de painéis solares, facilitando o melhor aproveitamento das coberturas. O lançamento de um projeto desta dimensão não seria possível sem o envolvimento dos órgãos de direção das Faculdades, da Reitoria da Universidade de Lisboa, de professores, técnicos e alunos. 

O Projeto 

O projeto de instalação de painéis fotovoltaicos na UL assume uma importância elevada a nível interno e externo à Universidade. Esta ação, integrada no plano de Sustentabilidade ambiental da Universidade de Lisboa é pioneira ao nível universitário em Portugal. 

O facto de se tratar de uma Universidade, pólo de inovação e desenvolvimento tecnológico, reforça a importância da colocação destes sistemas, na medida em que permitirão o estudo in loco do seu funcionamento.

O modelo baseado na partilha das receitas obtidas com a venda de energia elétrica à rede, irá prover a UL de recursos financeiros extraordinários que serão diretamente aplicáveis na promoção e introdução de medidas que promovam a eficiência energética e racionalização de consumos nos seus edifícios. Sem este valor extra, tendo em conta as restrições orçamentais, será muito difícil introduzir medidas tecnológicas de forma a atingir valores de eficiência energética interessantes, bem como apoiar alguns projetos desenvolvidos pela comunidade universitária no âmbito da eficiência energética e ambiental. 

Por último, realça-se ainda a importância deste projeto no âmbito da Estratégia Nacional para a Energia com horizonte 2020 (ENE 2020), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 29/2010, que nos seus Eixos 1, 2 e 4 assume diretamente a importância das energias renováveis para a independência energética nacional, para a diversidade de fontes energéticas que abastecem o país (mix energético) e para a segurança do abastecimento de energia no país.

Após finalizado a instalação de todas as centrais, previsto para Outubro de 2013, espera-se que estejam instalados mais de 10.000 painéis fotovoltaicos, correspondendo a uma potência instalada de mais de 2 MW e permitindo atingir uma produção de 4,28 GWh por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 1.600 famílias portuguesas constituindo assim, um dos maiores projetos de produção de energia elétrica, a partir de fontes renováveis, na Cidade de Lisboa e nas instituições de ensino superior em Portugal e na Europa.

Nível de Implementação – Em implementação

Período de realização – Novembro de 2012 a Outubro de 2013

Local de implementação – Universidade de Lisboa

Parceiro

Comments